Skip Navigation LinksHomePage > Quem Somos > Perfil
perfil
 

INTRODUÇÃO

A Centrovia – Centro de Inspecção de Viaturas dos Açores, Lda. encontra-se autorizada, desde 1994, a exercer a actividade de Inspecção Técnica de Veículos - ligeiros, pesados, reboques, semi-reboques, motociclos, ciclomotores, tractores agrícolas e seus reboques - na Região Autónoma dos Açores, nas ilhas de São Miguel, Santa Maria, Graciosa, Flores e Corvo, através de Centros de Inspecção Fixos na ilha de São Miguel e de Centros de Inspecção Móveis nas restantes ilhas.

Todos os nossos centros são do tipo A e possuem, consoante o centro, linhas de inspecção de ligeiros, de pesados ou mistas.
Todas as linhas de inspecção estão equipadas com sistema eurosystem e os equipamentos de inspecção são tecnologicamente avançados, os quais cumprem um plano rigoroso de manutenção e calibração. 

Na Centrovia temos a percepção do nosso contributo para a segurança rodoviária e do nosso papel como parceiros e promotores na prevenção de acidentes e na conservação do estado dos veículos.

A actividade desenvolvida nos Centros de Inspecção tem como objectivo único a realização de inspecções técnicas de veículos. Assim, a empresa cumpre integralmente com as exigências legais aplicáveis à sua actividade, de modo a:

» Verificar se o estado geral (características) e os requisitos de segurança dos veículos, se encontram em condições que permitam a sua circulação, sem constituir perigo para os seus ocupantes nem para os utentes da via pública;

» Proceder à identificação de veículos;

» Garantir que os veículos cumprem os requisitos mínimos de protecção ambiental.

A actividade de inspecção de veículos é realizada de acordo com elevados padrões de rigor e isenção, sendo nossa preocupação garantir que todos os clientes tenham acesso à mesma Qualidade nos serviços prestados. Para cumprir os serviços a que se propõe, dentro desta linha de orientação, a Centrovia está totalmente independente das actividades de fabrico, aluguer, importação, comercialização ou reparação de veículos a motor, reboques, componentes e seus acessórios.

PERFIL DA CENTROVIA

INSTALAÇÕES

Os Centros de Inspecção Fixos e Móveis funcionam como unidades autónomas e independentes entre si, sujeitos, no entanto, às mesmas normas e directivas de funcionamento emanadas pelos Órgãos Centrais da empresa, visando assim estabelecer políticas de funcionamento e qualidade de prestação de serviços homogéneas e semelhantes em todos os Centros de Inspecção.

As instalações dos Centros de Inspecção Fixos foram concebidas sob a óptica da funcionalidade e com amplitude suficiente para proporcionar um atendimento agradável, sem congestionamentos e de fácil circulação de veículos.

Os Centros de Inspecção Móvel possuem características semelhantes a um Centro de Inspecção Fixo, em que as instalações onde estão implantados possuem características de funcionalidade e amplitude suficiente para proporcionar um atendimento agradável, sem provocar congestionamentos ao trânsito local.
Para este tipo de centros de inspecção é estipulado, anualmente, um programa de deslocações devidamente aprovado pela Direcção Regional dos Transportes e divulgado, atempadamente, pelas Ilhas onde os mesmos se encontram implantados.

EQUIPAMENTOS

De modo a garantir os níveis de Qualidade traçados, a Centrovia:

» Está equipada com equipamentos de inspecção tecnologicamente adequados;
» Efectua, periodicamente, manutenções planeadas aos seus equipamentos;
» Submete os equipamentos a calibração consoante o estipulado legalmente bem como, no intervalo destas calibrações, realiza verificações internas para avaliação do seu desempenho.


RECURSOS HUMANOS

A Centrovia dispõe de uma equipa de técnicos qualificados e devidamente credenciados pela Direcção Regional dos Transportes.

A motivação e a formação contínua caracterizam a nossa cultura empresarial.


QUALIDADE DO SERVIÇO

A Qualidade do serviço prestado pela Centrovia é uma das prioridades da empresa e, para garantir os níveis mais altos de qualidade, trabalhamos com um sistema de gestão no qual: “a Orientação para o Cliente, a Implicação dos Funcionários, a Melhoria Contínua e a Inovação” são alguns dos princípios fundamentais de actuação.

Este sistema de gestão satisfaz os requisitos definidos na Norma NP EN ISO/IEC 17020 – Critérios Gerais para o Funcionamento de Diferentes Tipos de Organismos de Inspecção, do Tipo A e encontra-se Acreditado pelo IPAC – Instituto Português de Acreditação.

Igualmente, no desempenho da actividade são cumpridas na íntegra todos os requisitos normativos e legais aplicáveis, tendo sempre presente a salvaguarda da segurança das pessoas e bens, bem como eliminar / minimizar impactes ambientais.


ISENÇÃO

A actividade de Inspecções de Veículos é realizada de acordo com padrões de elevado rigor e isenção, garantindo que todos os Clientes tenham acesso à mesma Qualidade de serviços.


VISÃO

A postura da Centrovia perante o futuro incide nos seguintes aspectos:

» Continuar a usufruir do reconhecimento, por parte dos seus Clientes e Entidades, de um elevado profissionalismo e credibilidade;
» Garantir, sempre, o respeito por requisitos legais e normativos;
» Formar e motivar continuamente os seus funcionários;
» Acompanhar o desenvolvimento tecnológico e implementar mudanças que conduzam ao progresso;
» Implementar acções de melhoria face a questões Ambientais e de Segurança.


  INICIAR SESSÃO  
   
   
 
   
  Recuperar Password
Precisa de Ajuda?